Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fumaça do diesel pode causar cancro, diz a OMS

A fumaça libertada pelos motores a diesel pode causar cancro nos humanos e está na mesma categoria que o amianto, o gás mostarda e o gás arsénico, afirmaram os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Terça-feira.

Os especialistas, que disseram que a decisão foi unânime e com base nas evidências científicas “convincentes”, pediram que as pessoas em todo o mundo reduzam a exposição à fumaça do diesel o máximo possível.

Num anúncio que provavelmente causará consternação entre fabricantes de camiões e carros, a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em inglês), com sede na França, reclassificou o escape do diesel do grupo 2A, de provável carcinógeno, para o grupo 1, que inclui as substâncias com associação comprovada com o cancro.

“O grupo de trabalho de especialistas descobriu que o escape do diesel é uma causa de cancro de pulmão e ainda observou uma associação positiva com um risco aumentado para o cancro de bexiga”, disse a agência, que integra a OMS, num comunicado.

A decisão é o resultado de uma reunião de uma semana de duração com especialistas independentes que verificaram as mais recentes evidências científicas sobre o potencial de causar cancro da fumaça do diesel e da gasolina.

A decisão coloca a fumaça do diesel na mesma categoria de risco de uma série de substâncias nocivas, como amianto, arsénico, gás mostarda, álcool e cigarro.

Christopher Portier, chairman do grupo de trabalho da Iarc, disse que a conclusão do grupo “foi unânime, de que o escape do motor a diesel pode causar cancro de pulmão nos humanos”.

“Dados os impactos adicionais à saúde das substâncias particuladas do diesel, a exposição a essa mistura de substâncias químicas deverá ser reduzida em todo o mundo”, disse ele num comunicado.

Os carros a diesel são populares principalmente no leste europeu, onde os benefícios fiscais estimularam avanços tecnológicos e um aumento da demanda.

A Iarc observou que grandes populações em todo o mundo mundo estão expostas à fumaça do diesel no quotidiano, seja no trabalho ou no ambiente.

“As pessoas estão expostas não apenas à fumaça dos carros, mas também ao escape de outros motores a diesel como comboios e barcos a diesel e dos geradores de energia”, afirmou a agência.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!