Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

China ameaça apreender aviões europeus na disputa sobre emissões

A China tomará rápidas medidas, que podem incluir a apreensão de aviões da Europa, se a União Europeia punir empresas aéreas chinesas por não cumprirem o programa de redução de emissões de carbono, disse a Associação de Transporte Aéreo da China, esta Terça-feira.

Esse alerta acontece enquanto a Organização da Nações Unidas (ONU) mostra-se preocupada com as crescentes ameaças de represálias bilaterais.

As empresas aéreas chinesas, orientadas por Pequim a não cumprirem o acordo de emissões da UE, recusaram-se a atender ao prazo de 31 de Março para apresentar informações sobre emissões.

Um novo impasse vem à tona depois de a comissária da UE para o clima, Connie Hedegaard, ter dito que as aéreas teriam até o fim desta semana para enviar as informações ou seriam obrigadas a isso.

“As empresas aéreas chinesas são unânimes nisso. Não fornecemos as informações”, disse o secretário geral da Associação de Transporte Aéreo da China, Wei Zhenzhong, nos bastidores de um encontro da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, em inglês), em Pequim.

Os países da UE podem multar as empresas aéreas pelo não cumprimento ou fazer represálias, como a apreensão de aeronaves.

Entre as companhias aéreas chinesas estão as grandes três controladas pelo Estado, Air China, China Southern Airlines e China Eastern Airlines.

“O governo tomará pelo menos os mesmos tipos de medidas, e esses movimentos anti-sanção serão duradouros”, disse Wei.

A China está entre os países, como Índia, Rússia e Estados Unidos, que protestaram contra a inclusão no programa de todos os voos que usam aeroportos na UE.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!