Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

França prende suspeitos de aliciar militantes islâmicos para África

A polícia francesa prendeu, esta Terça-feira (5), quatro supostos militantes islâmicos nos arredores de Paris, como parte de uma investigação sobre o recrutamento de combatentes para as forças ligadas à Al Qaeda no norte da África, disseram as autoridades.

Essas foram as primeiras detenções por esse motivo desde que a França iniciou, mês passado, uma intervenção militar contra militantes islâmicos no norte do Mali, gerando temores sobre retaliações contra alvos franceses em todo o mundo.

Três dos quatro detidos são franco-congoleses, e um é malinês, segundo uma fonte policial. “Há uma operação em curso na região de Paris, conduzida pelo DCRI (serviço de segurança doméstica), que ocorre após a detenção de um indivíduo meses atrás na fronteira entre Mali e Níger”, disse o ministro do Interior, Manuel Valls, à TV BFM.

Esse homem era o assistente-social franco-congolês Cedric Lobo, de 27 anos, detido em Niamey, capital do Níger, quando tentava comprar um veículo 4 x 4 usando uma carteira de motorista falsa, segundo a fonte policial.

Logo estaria a tentar chegar à cidade histórica malinesa de Tibuktu para aderir à Al Qaeda do Magreb Islâmico. Ele foi posteriormente extraditado para a França, onde foi indiciado pela acusação de planear atentados.

Valls disse que as prisões foram feitas após uma longa investigação judicial a respeito das redes de recrutamento da Al Qaeda.

O ministro acrescentou que não há ameaças directas à França, mas “há ameaças na internet, nas redes sociais, pedindo às pessoas que travem uma guerra, que ataquem os interesses franceses”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!