Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fornecimento de energia com bastante interrupções na Beira

O fornecimento de energia eléctrica à Cidade da Beira está a ser feito com bastante interrupções desde o último fim-de-semana. Trata-se de uma situação anormal que provocou bastante constrangimentos aos utentes da energia eléctrica fornecida pela Empresa Pública Electricidade de Moçambique (EDM-EP), no último fim-de-semana, na Cidade da Beira.

 

 

Além de afectar a vida normal de consumidores domésticos, as interrupções constantes no fornecimento de energia eléctrica à Cidade da Beira também afectaram o funcionamento normal de vários sectores de actividade no último fim-de-semana, incluindo unidades sanitárias, armazéns com frigoríficos, bancos, editoras, restaurantes, panificadoras, postos de reabastecimento de combustíveis, entre outros.

Situações do género geralmente tem provocado danos matérias avultados, sobretudo equipamentos e sistemas electrónicos e electrodomésticos, tais como sistemas informáticos, computadores, geleiras, aparelhos de som e de áudio, ar condicionados, entre outros.

Até ao fecho da presente edição a EDM não havia se pronunciado, pelo menos publicamente sobre as causas por detrás das interrupções constantes verificadas no fornecimento de energia eléctrica no fim-de-semana na Cidade da Beira.

Em contacto telefónico com o nosso jornal, o Director Regional Centro e da Área de Distribuição da Beira da EDM-EP, Neves Xavier, disse apenas que o Gabinete de Comunicação e Imagem da empresa, em Maputo, estava a preparar um comunicado que seria distribuído à imprensa.

Sabe-se, entretanto, que esta é a segunda vez que uma situação idêntica se regista em menos de quinze dias. A primeira vez uma situação idêntica ocorreu foi no início do mês, curiosamente num fim-de-semana, e tendo sido bastante grave comparativamente a esta, tendo em conta que os cortes chegaram a prolongar-se por largas horas, nalgumas zonas o serviço não esteve disponível durante mais de um dia.

Na altura a empresa informou que o problema teria sido causado na sequência de uma avaria detectada na linha Chibata – Beira, isto no dia 29 de Outubro, uma sexta-feira, tendo sido sanado no dia 01 de Novembro, segunda- feira. Foi necessária a mobilização de equipas técnicas de Chimoio, Beira, Quelimane e Maputo para resolver a avaria.

Ao nível da Área de Distribuição da Beira, refira-se, dados disponíveis referentes até Dezembro do ano passado indicavam a existência de 60.836 consumidores, dos quais 50.402 do Sistema Pré-Pago vulgo Credelec e 10.434 do Sistema Pós-Pago.

A Empresa Pública Electricidade de Moçambique está a desenvolver uma série de projectos com vista a melhorar a qualidade de energia eléctrica fornecida à Cidade da Beira.

Entre os referidos projectos destacam-se a expansão das redes de média e baixa tensão e ainda a instalação e quatro novos postos de transformação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!