Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fiscalização de medidas em Moçambique começa em Junho

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) inicia Junho próximo a fiscalização dos instrumentos de medição no mercado.

O facto foi tornado público este domingo, no seminário alusivo a passagem do Dia Mundial da Metrologia, que este ano se celebra sob o lema “nós medimos para a sua segurança”. O seminário foi oficialmente aberto pelo vice-Ministro da Indústria e Comércio, Kenneth Marizane, que sublinhou que a regulamentação metrológica produzida com base em recomendações internacionais permite a eliminação de barreiras técnicas ao comércio, assegura práticas comerciais justas, bem como cuidados especiais com a saúde e meio ambiente.

Por seu turno, Alfredo Sitoe, Director do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), apontou, a título de exemplo, que aquela instituição possui 441 normas técnicas e serviços de certificação em sistemas de gestão, para alem de serviços de verificação e calibração nas áreas dimensional, eléctrica, massa, pressão, temperatura e volume. Sitoe reconheceu, porem, que o enraizamento da cultura metrológica nao é tarefa fácil, pois, requer acções duradouras de longo prazo e depende nao apenas de treinamento especializado, mas de uma ampla difusão dos valores da qualidade em toda a sociedade.

Enquanto isso, o vice-Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Quessanias Matsombe, entende que para Moçambique se tornar numa economia competitiva é necessário cultivar as boas práticas de metrologia, incutindo na comunidade empresarial a cultura de qualidade e cumprimento da lei de metrologia em vigor no país.

Matsombe enalteceu, na ocasião, a acreditação, em Março último, do primeiro laboratório de medição em Moçambique, em reconhecimento da competência do laboratório de metrologia do INNOQ. Este é um grande passo rumo a eliminação das barreiras técnicas ao comércio, assegurar práticas comerciais justas, entre outros objectivos.

O seminário tinha como objectivo mobilizar os agentes económicos para pautarem pelo uso de instrumentos de medição fiáveis.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!