Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FIPAG amortiza as suas dívidas ao BIRD e Banco Africano de Desenvolvimento

Resultante da sua sustentabilidade financeira, o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) acaba de proceder ao pagamento da primeira tranche do serviço da dívida ao Banco Mundial (BIRD) e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no valor global de 52 milhões de meticais.

O pagamento foi feito através do Ministério das Finanças por ter sido este organismo do Estado a contrair dívidas àquelas instituições financeiras internacionais em nome do Governo moçambicano, num montante global de 450 milhões de dólares norteamericanos, valor também injectado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), Governo da Holanda, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e por outros parceiros externos.

A injecção está a resultar na operacionalização de vários projectos do FIPAG relacionados com a expansão das suas redes, melhoramento dos serviços para os pobres e extensão das reformas nas cidades e vilas moçambicanas de menor dimensão, segundo o relatório do primeiro semestre de 2011 daquela instituição estatal. 2012

Entretanto e fruto destes investimentos, o FIPAG afirma esperar atingir até finais de 2012 uma cobertura de abastecimento de água de cerca de 70%, o correspondente às Metas de Desenvolvimento do Milénio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A instituição reclama, por outro lado, ter tido “um desempenho positivo” no 1º semestre de 2011 no indicador do número de novas ligações domésticas que foram na ordem de 34,6 mil, contra cerca de 32,1 mil novas ligações programadas para o mesmo período.

A instituição congratula-se também por ter conseguido comprar 73% das acções da empresa Águas de Moçambique, o que contribui “já em resultados visíveis no alcance das metas anuais de ligações”, ressalta o referido relatório daquela instituição referente ao primeiro semestre de 2011.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!