Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Festival Tambor abre o ano cultural do Girassol

O ano de actividades culturais da Associação Cultural Girassol inicia no próximo domingo, dia 10 de Fevereiro de 2013, com a realização do Festival de Dança Tambor. O evento que se configura como o ponto de partida para a celebração do 10ª Festival de Teatro de Inverno – a decorrer durante Maio – será a mescla de várias expressões artístico-culturais.

O Festival de Teatro de Inverno já é, entre nós, uma referência inquestionável na cena do teatro moçambicano. No ano passado, altura em que celebrou a sua nova edição, conseguiu atrair – além dos grupos das regiões centro e norte do país – artistas vindos de outros países da Europa, com destaque para a França.

Foi essa a razão que fez com que – em jeito de expressão de orgulho resultado da persistência na realização promoção e promoção de um evento com impacto na vida da sociedade – o director do Festival de Teatro de Inverno que, igualmente, é o coordenador-geral da Associação Cultural Girassol, Joaquim Matavel considerou que “o nosso evento está a deixar de ser algo local de Moçambique”.

Durante os anos da existência da iniciativa, muitos grupos de teatro da capital moçambicana, e não só, beneficiaram de formações em diversas área da actividade cultural resultante das parcerias que aquele empreendimento cultural – essencialmente não lucrativo – tem proporcionado.

Artistas locais como, por exemplo, Gilberto Mendes, do Teatro Gungu, e Manuela Sueiro, do Grupo de Teatro Mutumbela Gogo têm sido algumas personalidades locais que – com o seu saber – têm transmitido, ao longo doa anos, a sua experiência, em forma de debates e workshops de formação, aos grupos de teatro amador do subúrbio abordando temas, por exemplo, como a gestão de colectividades culturais e carreiras artísticas.

É nesse sentido que há menos de três meses para o início da X edição do Festival de Inverno – além de engajar-se nos seus preparativos – o Girassol prenda os amantes das actividades com o Festival Dança de Tambor, em que participaram grupos de teatro, dança tradicional, malabaristas e mágicos, declamadores de poesia, músicos, incluindo modelos e estilistas.

Festival de Tambor a não perder este domingo, 10 de Fevereiro, nas instalações do Teatro Mapiko da Casa Velha, em Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!