Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Festival Showesia pela vida!

Depois de, no ano prestes a findar, a Associação Cultural Showesia, mentora do Festival Internacional Showesia se esparramar em Maputo, a favor da manutenção da paz e solidariedade no país – o que aconteceu em Maio último – eis que a agremiação começa amanhã a preparação a edição de ano 2012. Desta vez, a meta é garantir saúde para todos.

Enquanto o mundo, no 1 de Dezembro, dia internacional de combate ao HIV/SIDA, parar para reflectir nos efeitos desastrosos engendrados por este flagelo à família humana; A poetisa moçambicana Tânia Tomé e o seu exército – em jeito de quem percebe que a paz também é limitada pela doença – irá relançar as suas arte-manhas pela paz, inviabilizando a propagação causador da Sida.

No entanto, apesar do facto de o lema da “Paz e Solidariedade” que – na primeira edição – norteara o discurso oficial do evento, tenha sido julgado pela positiva, a organização do Showesia decidiu substituí-o pelo “Mais Saúde Para Nós, Por Uma Vida Positiva”. O festim incluirá em 2012 uma série de debates, espectáculos, concursos de arte, marchas, aconselhamentos e testagem em saúde, entre outras actividades.

De acordo com a Associação Cultural Showesia dinamizada por Tânia Tomé, esta iniciativa irá perseguir como objectivos educar e disseminar valores e princípios morais para que o advento de uma vida mais saudável para os infectados e afectados pelo HIV e SIDA.

Transmitir os princípios de solidariedade e de não discriminação; Sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção, tudo feito à base de manisfestações culturais e artísticas.

Recorde-se que o último Showesia decorreu em Maio, tendo contado (além dos artistas agregados na Associação Cultural Showesia) com a participação “da activista e cineasta Iara Lee, radicada nos Estados Unidos da América, que divulgou o seu filme “Culturas de Resistência”, o qual retrata a necessidade urgente da disseminação de princípios de paz e solidariedade no mundo”.

A simpatia e o sucesso que a iniciativa imediatamente, justifica o apoio que receberá – no próximo ano – por parte do Governo dos Estados Unidos da América através do Programa de Emergência do Presidente para o Alívio do SIDA (PEPFAR).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!