Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Diário da campanha eleitoral: polémica no nono dia de campanha, em Quelimane

Diário da campanha eleitoral: polémica no nono dia de campanha

O nono dia de campanha no município de Quelimane ficou marcado por uma polémica. A Rádio Paz – o meio radiofónico com maior audiência na cidade – tinha agendado um debate com os dois candidatos ao cargo máximo desta autarquia. Porém, Abubucar Lourenço Bico não se fez presente e Araújo acusou o seu adversário de “furtar-se ao debate de ideias”.

Manuel de Araújo, candidato do MDM, acusou Bica de se “ter furtado ao debate de ideias”. Algo que, no seu entender, “caracteriza a Frelimo”. “Ele já tinha confirmado, mas meia-volta fugiu. Em diplomacia diz-se que não se pode fazê-lo, mas ele é um medroso”.

A directora da estação de rádio, Idalina Patia, informou a nossa equipa de reportagem que o convite foi endereçado e a presença de Bico confirmada pelo seu director de campanha. No entanto, mais tarde veio a saber que o candidato da Frelimo já não viria.

Por seu turno, Lourenço Bico fez saber que “não foge ao debate de ideias, mas que é preciso respeitar” a agenda. Mais: “teria de abdicar de parte substancial do meu programa para aceitar um convite endereçado tardiamente e que não constava do mesmo”. Ainda assim, Bico afirmou que não coloca de parte o debate sobre os problemas do município de Quelimane. “Estamos abertos ao debate”, referiu.

Início das actividades

No período da manhã os candidatos e as suas equipas de apoio privilegiaram o contacto porta-a-porta. Já nas primeiras horas as duas sedes registavam um movimento desusado. Jovens, senhoras e algumas crianças fizeram-se ao local à procura de material de propaganda, sobretudo capulanas e camisetas.

Para o nono dia, o MDM escolheu o bairro do Aeroporto e a Frelimo foi ao Isidua e depois ao Coalane. O partido no poder com uma maior máquina conseguiu criar três grupos que se dividiram em igual número de frentes. Por seu turno, o MDM procurou convencer os eleitores com um grupo liderado pelo seu candidato.

No terreno um aspecto é evidente: as promessas de ambas candidaturas giram em torno da solução dos mesmos problemas pese embora os manifestos sejam diferentes. Os discursos passam, regra geral, por resolver o problema do saneamento do meio, abastecimento de água e trazer corrente eléctrica aos munícipes.

No que toca ao discurso, Bico apela à continuidade do trabalho feito por Pio Matos e Araújo quer uma ruptura com tudo que foi feito. Enquanto que Araújo fala da necessidade de serem os quelimanenses a tomarem as rédeas do seu futuro, alegando que o município é pertença destes e que não pode beneficiar, de forma nenhuma, aquilo que apelidou de “interesses delapidatórios da Frelimo que empobrecem sistematicamente os zambezianos”; Bico quer continuar o que Pio Matos deixou e fala de desenvolvimento. Promete um sistema de refrigeração para os pescadores.

Araújo fala de um serviço municipal de bombeiros e de uma ambulância por cada unidade sanitária. O seu adversário fala aos munícipes de uma casa de cultura e de relvar o campo municipal.

Bico em Singaravieira e Araújo na rádio

No início da tarde, Bico foi ao bairro Singaravieira para pedir votos num showmício e o seu oponente, Manuel de Araújo, respondeu perguntas dos ouvintes da rádio paz e “atirou” um dardo à Bico e aos seu partido. “A Frelimo faltou respeito ao povo de Quelimane. Pio Matos foi eleito pelo povo e não nomeado. Quando chegou altura de o tirarem ninguém se lembrou de informar ao povo de Quelimane.”

“Era importante que viesse uma brigada da Frelimo para explicar ao povo. Porquê não mandam esses Cuereneias, Mutisses, Macamos. É engraçado…todos são de uma determinada região”, referiu.

Abubacar Lourenço, acompanhado por Pio Matos dirigiu-se ao bairro Singaravieira onde foi pedir votos. Por outro lado fez saber que tinha conhecimento das necessidades do bairro. “Eles precisam de água, energia e escolas”, disse. “Terão tudo isso no tempo que terei de mandato”, prometeu.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!