Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Festival Nacional da Cultura, faltam 6 dias para a abertura

Cerca de 30 mil pessoas vão presenciar a 27 do corrente mês, em Chimoio, a sessão de abertura do 6º Festival Nacional da Cultura, evento este que se espera venha a exaltar ao mais alto nível a cultura moçambicana. O encerramento está agendado para 1 de Agosto. Para o efeito, estão convidados representantes de vários cantos do país, com destaque para as províncias vizinhas de Sofala, Tete e Zambézia, sem contar com as delegações estrangeiras que, ao que tudo indica, estarão em força no evento.

Segundo Djalma Lourenço, director executivo do gabinete preparatório do festival, até agora tudo está a correr dentro da normalidade desejada, o que faz acreditar que até ao dia 25 de Julho todas as delegações estejam já em Chimoio de modo a garantir que as mesmas se preparem para o desfile de abertura. “Temos vindo a trabalhar para garantir que todas as delegações cheguem a Chimoio dois dias antes do início do festival, porque temos algumas actividades para elas.

É que, para além do espectáculo de abertura que será proporcionado por artistas locais, as delegações, como tem sido habitual, têm que se preparar para participarem na festa através do desfile”, sublinhou. Num outro desenvolvimento, Djalma Lourenço disse que todo o programa de abertura decorrerá no estádio municipal de Chimoio e trabalha-se a todo o gás para garantir que não ocorram transtornos, numa cerimónia que será dirigida pelo Presidente da República, Armando Guebuza.

“Estamos no bom caminho, inclusive já temos a confirmação da presença de delegações de alguns países como o Zimbabwe, Malawi, África do Sul e aguardamos ainda pelo sinal dos angolanos. Por isso, nós, como gabinete, estamos convencidos que tudo vai correr a contento”, enfatizou. Ele referiu que todas as delegações participantes deslocar-se-ão à capital provincial de Manica via terrestre.

Conhecidas as limitações de alojamento na cidade de Chimoio, 1.500 participantes serão acomodados em centros internato e em algumas salas de aulas, que já estão a ser preparadas para o efeito. Recorde-se que o 5º Festival Nacional da Cultura decorreu em Xai-Xai em 2008. Nessa altura, a capital provincial de Gaza viu-se a braços com dificuldades para alojar todos quantos se deslocaram àquela cidade quer para participar, quer para assistir ao evento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!