Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sul e Centro/Norte de Moçambique novamente desconectados

O Centro e Norte de Moçambique estão desde o passado sábado com comunicações condicionadas devido a novo problema com o cabo de fibra óptica das Telecomunicações de Moçambique (TDM), o problema afecta as chamadas telefónicas na rede fixa e móvel, serviços de dados e internet. Esta nova desconexão deixa milhões de moçambicanos sem poderem comunicar, com dificuldades para fazerem uma ligação telefónica e simultaneamente sem informação, existem locais onde o sinal de Televisão não está a chegar e em outros nem mesmo a Rádio.

Os medias baseados nas províncias estão mudos, não conseguem difundir a sua informação para a capital do país e para o Mundo. Serviços como o Sistema de Administração Financeira do Estado, os Bancos, e todas outras Empresas que precisam de estar conectados apenas realizam serviços mínimos. Estando em altura do final do mês os salários de milhares de funcionários, públicos e não só, poderão não receber os seus salários atempadamente.

Numa altura em que a “nossa” operadora de telefonia móvel anúncia orgulhosamente haver chegado a todos os 128 distritos do país imagino o pesadelo que está a ser fazer uma chamada telefónica apartir do distrito de Majuni, na província de Niassa.

Segundo a empresa TDM o cabo de fibra óptica sofreu danos a cerca de sete quilómetros a sul da praia de Xai- Xai, que nesse local está colocado a uma profundidade entre 25 e 30 metros. Já em Abril passado, o cabo submarino de fibra óptica, que faz as ligações de telefone móvel e fixo e de internet de Maputo, no Sul, e o Centro e Norte do país tinha sofrido um corte na zona de Vilankulo, província de Inhambane.

No próximo dia 27 começa o Festival Nacional da Cultura, como não é possível todos os moçambicanos viajarem para o Chimoio esperamos poder ver toda a festa que deverá acontecer em directo pela TV e ouvir os pormenores pela Rádio, será uma oportunidade para orgulharmo-nos da nossa cultura. Mas sem comunicações será difícil vivermos essa festa.

Para além de todos os transtornos será possível contabilizar os prejuízos que a TDM nos tem causado?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!