Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

‘Fed’ conquista seu primeiro Roland Garros

Impondo toda sua classe, o suíço Roger Federer, número dois do mundo, derrotou em três sets, parciais de 6-1, 7-6 (7/1) e 6-4, o sueco Robin Soderling, na final deste domingo do Aberto da França, conquistando assim seu primeiro título no tradicional Gran Slam francês no saibro de Roland Garros.

“É incrível! Soderling fez um grande torneio. Este público foi incrível. Muito obrigado!”, disse entre lágrimas, o preferido da torcida francesa. O suíço igualou o recorde de 14 Gran Slams do americano Pete Sampras, mas o de Paris era o único que não tinha conquistado.

Nos últimos anos foi dominado pelo espanhol Rafael Nadal, que ganhou quatro consecutivos, três deles derrotando Federer na final (2008/2007/2006). Esta foi a 10ª vitória de Federer sobre Soderling no seu mano a mano pessoal. “Foram duas semanas incríveis! Roger é o melhor jogador do mundo!”, ressaltou o tenista nórdico.

O primeiro set pareceu um treino ente o jogador de Basileia e um ‘sparring’ improvisado. ‘Fed’ quebrou o serviço do sueco no primeiro game, logo chegou aos 2-0 com uma deixada magistral, para voltar a impor um ‘break’ no sétimo e fechar o set em 6-1 em apenas 23 minutos. Um ‘ace’ com seu potente saque e algum bem jogado foram o único indício de que Soderling, o “carrasco” de Nadal e outros grandes neste Roland Garros.

Nesta final apenas conseguiu manter seu serviço em um game do primeiro set. Com a constante ameaça de chuva, a torcida queria um jogo rápido, mas de nível. Por sorte, o segundo set começou mais equilibrado, e com uma surpresa. A invasão da quadra central de Roland Garros por um espectador espanhol vestido quase todo de vermelho e com a bandeira do Barça, que se jogou sobre o suíço. Foi um momento de aborrecimento, logo dissipado, mas desconcertante para o campeão, que necessitou de alguns minutos para se recuperar. Porém o set se manteve equilibrado.

Federer, apesar de jogar melhor e controlar o jogo, viu o adversário melhorar sensivelmente seu desempenho em relação ao primeiro set. O set chegou ao 6-6 e foi decidido só no ‘tie-break’, com ‘Fed’, que estava muito sólido, fazendo 7/1, conectando quatro ‘aces’. No entanto, Soderling tinha recuperado alguma coisa de sua fama de ‘mata gigantes’, que mostrou durante as duas semanas anteriores, e resistiu um pouco mais. Este set durou 49 minutos.

O terceiro começou com uma quebra de saque em favor do suíço, que teve dificuldades para manter o serviço no quarto game (3-1). Depois de manter a paridade, o suíço chegaria ao 6-4 em 43 minutos para conquistar seu primeiro Roland Garros, sem conter as lágrimas por, enfim, ganhar o único Gran Slam que faltava em sua galeria de títulos.

Breves dados de Roger Federer

Idade: 27 anos

Nacionalidade: suíça

Data de nascimento: 8 de agosto de 1981

Local de nascimento: Basileia (Suíça)

Residência: Oberwil (Suíça)

Estatura: 1,85 m

Peso: 80 kg

Destro, revés com as duas mãos

Profissional desde 1998

Ranking atual: 2º

Títulos: 59, dois nesta temporada (Madri e Roland Garros)

Em Grand Slam: 14, iguala o recorde de Pete Sampras

Open da Austrália: 3 (2004, 2006, 2007)

Roland Garros: 1 (2009)

Wimbledon: 5 (2003, 2004, 2005, 2006, 2007)

US Open: 5 (2004, 2005, 2006, 2007, 2008)

Masters: 4 (2003, 2004, 2006, 2007)

Medalhista de ouro no torneio d duplas dos JO de Pequim – 2008 (com Stanislas Wawrinka).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!