O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse esta terça-feira que o banco central manteria uma política monetária flexível “durante um longo período”, acrescentando que observa uma melhor da conjuntura econômica.
“À luz do marasmo econômico considerável e das pressões inflacionárias limitadas, a política monetária continua concentrada sobre a necessidade de favorecer a retomada econômica”, declarou em seu pronunciamento semestral aos parlamentares sobre o estado da economia.
O Fed acredita que “uma política monetária muito flexível será necessária durante um longo período”, manteve seu compromisso de manter a taxa de juros em seu nível atual, próxima de zero. Bernanke disse que houve uma “melhora notável” da conjuntura econômica nestes últimos meses, mas que ainda existe um risco de a estabilização recente do consumo se revelar efêmera. Ele pediu ao Congresso que controlar o déficit orçamentário do país, sob pena de não ter nem estabilidade financeira nem crescimento econômico duradouro.