Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FDC anuncia realização de ensaios de microbicidas

A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) anunciou o arranque, em Janeiro próximo, dos ensaios clínicos de microbicidas com enfoque virado para a protecção das mulheres contra o HIV/SIDA.

Segundo a presidente da FDC, Graça Machel, viúva do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, e esposa do antigo chefe do estado sul-africano, Nelson Mandela, esta iniciativa, a ser levada a cabo pela FDC e seus parceiros, surge na sequência de se ter provado que as mulheres se infectam quatro vezes mais pelo aparelho biológico. Acredita-se que tal acontece porque os líquidos seminais contem maior carga viral. Contudo, para que essas surtam efeitos no combate ao HIV/SIDA, Graça Machel disse que “precisamos de tomar uma atitude ainda hoje para assegurarmos o nosso futuro, das nossas crianças, da família e da comunidade. Temos que todos fazer o teste”.

Graça Machel anunciou o início dos ensaios clínicos na última Terça-feira, momentos após a inauguração de um laboratório de análises recentemente reabilitado e apetrechado com novo equipamento no Centro de Saúde 1º de Junho, localizado no bairro Ferroviário, arredores da cidade de Maputo Esta infra-estrutura irá beneficiar 250 pessoas que passarão a ter acesso a tratamentos laboratoriais gratuitos. Além de realizar análises gerais e de baciloscopia, o mesmo laboratório vai desenvolver as investigações sobre o programa de Microbicidas. Os dados mais recentes indicam que a taxa de seroprevalência de HIV/SIDA em Moçambique é de 15 por cento nas pessoas sexualmente activas, índice que constitui uma ligeira queda em relação aos 16 por cento de 2007.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!