Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Distrito de Muecata aumenta casos de ITS

A pesar de várias mensagens de carácter educativo sobre a prevenção do HIV/ SIDA e de outras doenças venéricas, disseminadas nas comunidades locais, o distrito de Muecate está a confrontarse com um aumento alarmante de casos de Infecções Transmitidas Sexualmente (ITS).

De Janeiro a Outubro passado do corrente ano, o sector de saúde em Muecate notificou 3.726 casos relacionados com as ITS’s, incluindo o HIV/SIDA, contra 2.750 de igual período do ano passado. Felisberto dos Santos Manuel, director distrital dos Serviços de Saúde, Mulher e Acção Social em Muecate, que manisfestou a preocupação à nossa reportagem, revelou que, no mesmo espaço de tempo, a sua instituição detectou e inscreveu 356 pessoas infectadas pelo HIV para se benefiarem dos serviços de Tratamento Anti Retro Viral (TARV), contra os 187 de 2008, o que significa que em 2009 as contaminações da doença, naquela parcela da província, aumentaram em cerca de 50 por ento comparativamente ao ano passado.

Segundo Felisberto Manuel, dos 356 seropositivos apenas 43 pacientes é que aderiram ao tratamento de TARV, enquanto que, dos 187 do ano passado, somente 21 doentes é que se beneficiam dos serviços, totalizando, deste modo, 64 os que, presentemente, recebem tratamento. Manuel disse que, apesar de não se ter, oficialmente, registado nenhum óbito associado ao HIV/SIDA no período em referência, as autoridades de saúde naquele distrito estão a envidar todos os esforços para inverter o cenário.

E para que se obtenham resultados satisfatórios, de acordo com a nossa fonte, o sector pretende incentivar acções de sensibilização nas povoações, envolvendo os líderes comunitários, religiosos e tradicionais (curandeiros), como figuras influentes nas comunidades. Já expandimos os serviços de Prevenção de Transmissão Vertical (PTV) para evitar que as mulheres grávidas infectadas não contaminem HIV aos seus bebés. O PTV está a ser implementado em cinco unidades sanitárias, enquanto que o TARV ainda continua a ser feito na sede do distrito.

Sublinhou a fonte, acrescentando que, ao mesmo tempo, estamos a persuadir as pessoas para que façam, voluntariamente, o teste de modo a saberem o mais cedo possível o seu estado serológico. Entretanto, Olga da Costa, gestora do Programa de Desenvolvimento de Imala (PDI), desenvolvido pela Visão Mundial em Nampula, disse que a sua organização está envolvida na disseminação de mensagens educativas sobre a doença naquele posto mais populoso de Muecate, para reduzir o impacto de contaminação e dos efeitos do HIV/SIDA.

Para tal, segundo Olga Costa, foram criados 12 grupos de interesse denominadas por Coligações de Cuidados Comunitários (CCC), compostas por 15 membros activistas cada, cuja principal missão é de servirem de repetidores das mensagens nas povoações mais recônditas, bem como ajudar em domicílio, não sõ as pessoas infectadas e afectadas, mas também vulneráveis no geral.

Para a concretização do nosso programa, a Visão Mundial disponibilizou um valor em dinheiro de cerca de 600 mil dólares norteamericanos, que utilizamos entre Outubro de 2008 a Outubro do presente ano, prevendo-se que tenhamos um outro orçamento de mais de 500 mil dólares para igual período de 2009 a 2010. Concluiu Olga Costa, depois de ter dito que, para além destas actividades a sua agremiação tem apoiado crianças malnutridas mercê de distribuição de alimentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!