Os sistemáticos atrasos no pagamento dos subsídios dos idosos devem-se à falta de apresentação dos respectivos documentos de identificação civil ao Instituto Nacional de Acção Social (INAS), na altura do processamento dos valores.
A justificação é de Olívia Faite, chefe do Departamento Central de Assistência Social do INAS, acrescentando que os pagamentos são depois feitos mediante a confirmação da identificação por familiares dos idosos ou pessoas próximas a eles.
Para se ultrapassar a situação, o INAS está a passar documentos de identificação provisórios aos idosos e a sensibilizá-los para se dirigirem aos serviços de Registo e Notariado para pedirem novos bilhetes de identidade, segundo ainda Faite.
Ela falava ao Correio da manhã à margem da 15ª sessão do conselho consultivo alargado do INAS, que termina amanhã, sexta-feira, na Barragem dos Pequenos Libombos, distrito de Boane, em Maputo.
Entretanto, a nova tabela do Subsídio Social Básico ao idoso aprovado nos finais de 2012 pelo Governo já está em vigor desde Janeiro de 2013 e fixa o valor máximo de 500 meticais/mês e mínimo de 250 meticais por mês.