Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Faleceu o músico moçambicano Madala

O compositor e intérprete moçambicano, José Meque Matola, ou simplesmente Madala, um dos mais destacados músicos da cidade da Beira, morreu ao princípio da noite de ontem aos 50 anos de idade, na sua residência, no bairro de Matacuane.

Músico de grandes feitos desde a década de 1984. Madala começou a sua carreira como profissional da música popularizando-se a nível nacional com o tema Xiripo, com a qual ganhou o Ngoma Moçambique em 1987.

Em 1984, o artista foi nomeado a melhor voz no concurso radiofónico Senzo, para posteriormente, em 1997, publicar o seu primeiro álbum em cassete intitulado Palmira.

No ano seguinte, em 1998, volta a ganhar o prémio Ngoma Moçambique da Rádio Moçambique, com o tema Chimurombo. Foi também no mesmo ano em que lançou o seu segundo álbum, já numa plataforma moderna (CD), com o título Ponessa Musiwango, com o qual ganhou um disco de prata.

Três anos depois, isto em 2001, lançou o seu terceiro trabalho discográfico intitulado Mangamba.

No início da sua carreira musical, Madala tocou em bandas como Tambores de Mambone, um agrupamento que tocava músicas de raiz, tendo criado os The Kings. Nos últimos meses, o artista não gozava de boa saúde, tendo acabado por perder a vida. Paz a sua alma!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!