Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

2013 em Retrospectiva: mês de Junho

2013 em Retrospectiva: mês de Junho

Para o mês de Junho em retrospectiva apura-se a celebração dos 100 anos do Museu de História Natural, o assalto ao paiol de Savane e início dos ataques no troço rio Save-Muxúnguè, a criação de lixeira numa zona habitacional pelo município de Nampula, os protestos na Turquia, a derrota Thunder por Miami que fica campeão da NBA.

Museu de História Natural celebra 100 anos

Na sala central do Museu de História Natural há uma mostra permanente de um búfalo que – agindo em defesa própria, elimina três leões dos quais duas fêmeas que o queriam predar – sofreu ferimentos. Não obstante, popularizou-se, o leão é o rei da selva. O desafio do professor Dércio Rodrigues, que para lá levou os seus alunos, foi explicar como essa experiência estabelece o equilíbrio ecológico.

No dia 5 de Julho, a instituição completou 100 anos no contexto dos quais, a directora local, Lucília Chuquela, fala sobre os seus desafios e fracassos. O ‘Marketing’, que praticamente não existe, pode até falhar na sua divulgação, mas, os poucos moçambicanos que a visitarem, talvez não escapem do ‘grito’ daquele letreiro. ‘Este museu é vosso (…) que vos orgulheis dele…’

A ideia de se criar o Museu de História Natural é do tempo colonial e surge em 1911, quando nem se pensava no dito nome. Acabava de ser criada, no mesmo ano, a Escola Comercial e Industrial 5 de Outubro que, agora, se chama Escola Secundária Josina Machel e que é vizinha do edifício em que a instituição museológica funciona desde 1933.

Assalto ao paiol de Savane e início dos ataques no troço rio Save-Muxúnguè

Em meados de Junho, homens armados não identificados atacam o paiol de Savane pertencente às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e o Governo moçambicano atribui-o aos ex-guerrilheiros da Renamo.

No mesmo mês, a tensão política no país extrema-se. A Renamo, o maior partido da oposição, recusou a autoria do ataque mas anunciou que iria, a partir do dia 20, impedir a circulação de viaturas transportando pessoas e bens entre o rio Save e Muxúnguè.

O chefe do Departamento de Informação, Jerónimo Malagueta, que faz a declaração, esclarece que o movimento de comboios nos troços Beira-Moatize e Beira-Marromeu, no centro de Moçambique, também seria interrompido para travar a movimentação de armamento e militares do Governo em direcção a Sathundjira, onde o seu líder residia desde os finais do ano passado. O aviso é concretizado e Malagueta é detido, acusado de incitar à violência.

Pressionado pela Renamo, que considera a detenção ilegal, a Procuradoria-Geral da República promete supervisionar o processo de prisão de Malagueta. Tentativas desta força política de libertar o seu quadro redundaram em fracasso e Malagueta permanece até hoje detido na Cadeia Central da Machava.

Município de Nampula cria lixeira numa zona habitacional

O Conselho Municipal da Cidade de Nampula passou a depositar os resíduos sólidos recolhidos na urbe numa área próxima de residências no posto administrativo de Natiquiri, facto de deixou revoltada a população que considera tratar-se de um autêntico atentado à saúde pública. A situação deve-se à falta de uma lixeira municipal.

Segundo os residentes afectados pelo problema, para além da deposição de lixo no referido lugar, os terrenos de algumas pessoas foram invadidos pela edilidade para o efeito. Em Janeiro deste ano, a população afectada reclamou junto do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, tendo este prometido indemnizar as famílias mas nada nesse sentido foi feito. Alguns espaços que ultimamente funcionam como lixeiras eram, outrora, machambas.

Os resíduos sólidos depositados em Natiquiri chegam, através do curso das águas, até às margens de alguns rios onde a população acarreta água para diversas actividades domésticas.

Protestos na Turquia

Os planos para transformar o Parque Gezi, em Istambul, num complexo com uma nova mesquita e um shopping, desencadearam uma onda de protestos que se espalhou pela Turquia. O que começou como um manifestação contra um projecto de desenvolvimento urbano transformou-se numa expressão mais ampla de insatisfação contra as políticas do governo, o qual os manifestantes dizem estar a tornar-se cada vez mais autoritário.

O uso excessivo da força pela tropa de choque da Polícia que usou gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar um protesto pacífico, deixando vários feridos aumentou ainda mais a tensão.

Também há questões relativas à escolha do Grupo Kalyon como o principal empreiteiro do projecto. O mesmo teria uma ligação muito próxima ao Partido da Justiça e Desenvolvimento (AK) do Primeiro-Ministro Recep Tayyip Erdogan. Mas há também um aspecto político mais profundo. Para alguns turcos, a proposta de reconstruir no local um quartel militar do tempo do Império Otomano tem um significado simbólico.

Miami derrota Thunder e é campeão da NBA

Lebron James passou sete anos no Cleveland Cavaliers à procura de um título da NBA. Falhou na sua primeira temporada no Miami Heat. A espera acabou. Em casa e com um ginásio lotado e barulhento, a equipa da Florida atropelou o Oklahoma City Thunder no terceiro quarto, ao vencer por 121 a 106, conquistando o campeonato. A partida até começou equilibrada e o Oklahoma City chegou a adiantar-se no marcador por obra de Russell Westbrook que converteu dois lances livres (8 a 6).

O Miami emendou com uma sequência de 10 a 2 e virou o marcador para 16 a 10, assumindo a liderança que nunca mais perdeu. O Miami continuava preciso nas bolas de três, com Mário Chalmers e Mike Miller, sendo que o Thunder parecia nervoso. A equipa visitante ficou cerca de quatro minutos e meio sem marcar, o que beneficiou o Heat que, depois de um cesto de LeBron, ampliou a vantagem para 17 pontos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!