Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FADM e PSI materializam estratégia de combate ao SIDA

O Ministério da Defesa Nacional (MDN) e a PSI, uma empresa de comunicação e marketing para a saúde, assinaram na segunda-feira, em Maputo, um memorando de entendimento para a materialização das acções da estratégia de Combate ao HIV/SIDA nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Ao abrigo deste memorando, a PSI irá continuar a apoiar as actividades de combate ao HIV/SIDA desenvolvidas ao nível do Ministério da Defesa Nacional, tendo enfoque na área da prevenção. O Secretário Permanente do MDN, Teófilo João, disse, na ocasião, que esta instituição do Estado decidiu, no âmbito da estratégia de Combate ao HIV/SIDA, criar um ambiente favorável para que acções de resposta possam ser prosseguidas com vista a reduzir os efeitos do HIV/SIDA e, se possível, eliminar a chamada doença do século no sector da Defesa.

A PSI trabalha com o MDN desde 2003. Entretanto, as cidades de Nacala Porto e de Quelimane, nas províncias de Nampula e Zambézia, Norte e Centro do país, foram na segunda-feira palco do arranque da formação e reciclagem de Educadores de Pares no seio das FADM. Trata-se, segundo um comunicado de imprensa do MDN, recebido, na segunda-feira, pela AIM, de militares capacitados nesta matéria para trabalharem na sensibilização, testagem e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre militares aquartelados e não aquartelados.

Com esta capacitação, o MDN pretende mitigar os efeitos da doença e reduzir os índices de contaminação no seio dos militares. Um estudo realizado pelo sector da saúde militar, em 2009, revelou existir um índice muito alto de seropositividade no seio dos militares. Esta formação deverá atingir mais de 200 formandos militares para cobrirem todas unidades militares existentes no país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!