Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação do açucar para Europa incrementa em 43%

A exportação do açúcar para o mercado da União Europeia aumentou no terceiro trimestre de 2013 em cerca de 43%, face a igual período de 2012, gerando receitas estimadas em cerca de USD 106.9 milhões, segundo o Centro de Promoção Agrícola (CEPAGRI).

A campanha açucareira de 2013 arrancou em Maio último, esperando-se uma produção global de 314.812 toneladas de açúcar e 93.567 toneladas de melaço, até finais do presente ano, segundo a mesma instituição dependente do Ministério da Agricultura.

Com esta produção esperada, Moçambique estará “em boas condições” para satisfazer as necessidades do mercado nacional e com volumes consideráveis de excedentes para exportação, segundo enfatiza o CEPAGRI.

As exportações serão no volume estimado em cerca de 265 mil toneladas do açúcar para a União Europeia onde existem duas opções, nomeadamente, as inseridas no âmbito do acordo dos APEs (Acordos de Parceria Económica) e outras no âmbito da Iniciativa EBA (Tudo Menos Armas).

Frisa-se, entretanto, que a indústria açucareira moçambicana até finais do terceiro trimestre deste ano tinha exportado um total de 177 mil toneladas para aquele mercado, contra 124 mil toneladas do período igual de 2012.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!