Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

BIRD não confirma desembolso de USD 100 milhões a Moçambique

O Banco Mundial (BIRD) ainda não confirmou o desembolso a Moçambique de 100 milhões de dólares norte-americanos prometidos para financiar programas de mitigação das mudanças climáticas e programas do sector agrícola.

Fonte governamental moçambicana indicou, segundo o Correio da manhã, que a situação vai reduzir em cerca de 0,9 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) o Orçamento do Estado do próximo ano.

A fonte declinou indicar as razões deste procedimento do Banco Mundial que faz parte do grupo de seis parceiros externos que, em 2012, desembolsaram maiores volumes de recursos financeiros de ajuda a Moçambique.

Dos cerca de USD1728,46 milhões de ajuda desembolsada a Moçambique, entre 2011 e 2012, o BIRD contribuiu com o correspondente a 13%, contra 24% da contribuição dos Estados Unidos da América (EUA), 10% da União Europeia, 8% do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID), 6% da Suécia e 5% da contribuição feita pelo Canadá.

Entretanto, o Cm está também na posse de uma informação indicando haver sinais de uma redução dos recursos externos, em 2014, para 13,4% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 14,4% de 2013, cenário a resultar do ambiente de incerteza nas economias dos principais parceiros de cooperação internacional de Moçambique, sediados principalmente na zona do Euro, condicionando as previsões do envelope de recursos externos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!