Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação de ilmenite cresce em 74,3%

A exportação de ilmenite produzido pelo projecto das areias pesadas de Moma, na província nortenha de Nampula, registou um assinalável crescimento de 74,3%, em 2009, devido à entrada da mina na sua capacidade máxima instalada após a conclusão dos trabalhos de correcção dos problemas registados no funcionamento do equipamento em 2008.

Nos últimos cinco anos, cerca de 55% do mineral produzido foram exportados, tal como alumínio, para a União Europeia, e 35% para África do Sul, enquanto outros países da África Austral ficavam com 13% da produção. A China e os Estados Unidos da América (EUA) beneficiaram de 4% e 2% da produção de ilmenite, respectivamente, enquanto os países asiáticos ficaram com o correspondente a 7% da produção do projecto das areias pesadas de Moma, em Nampula, dos últimos cinco anos.

Ilmenite é um minério pesado, de óxido metálico, que é usado como matéria-prima principal do titânio e mais de 90% dos minérios que contêm titânio são utilizados para fabricar pigmentos para tintas e revestimentos, plásticos e papéis.

As empresas Kenmare Moma Mining e Kenmare Moma Processing, exploradoras de ilminete, projectam, até finais do primeiro semestre de 2011, duplicar a produção anual daquele recurso para 1,2 milhão de toneladas, em trabalhos de ampliação da mina e reabilitação das actuais instalações mineiras para um mais moderno e eficiente processamento dos minerais extraídos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!