Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação de energia eléctrica poderá aumentar em 2013

Moçambique deverá exportar 13.691 gigawatts de energia eléctrica até finais de 2013, o correspondente a um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Este incremento visa responder às solicitações de parte significativa dos países da África Austral, segundo o Ministério da Energia, indicando a África do Sul como o país que mais deverá receber aquele recurso produzido pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), localizada na província central de Tete.

O cenário surge depois de se ter registado um ligeiro abrandamento das exportações de energia em 2012 e parte deste presente ano, de acordo com aquele departamento governamental, apontando os trabalhos de melhoramento da qualidade e resposta à demanda interna e externa resultante do surgimento de mais projectos de desenvolvimento socioeconómico dos países interessados pela energia moçambicana como razões da redução.

Mesmo tendo em conta o potencial de Moçambique no sector do gás natural, a energia hidroeléctrica é a “fonte mais importante de produção de electricidade no país”, salienta o Ministério da Energia, acrescentando que a HCB está envolvida em várias acções visando elevar os níveis de produção de energia e sustentabilidade do empreendimento.

Biomassa

Entretanto, Moçambique deverá acolher de 19 a 21 de Março de 2013 um encontro internacional sobre produção de electricidade a partir da energia de biomassa, ou seja, a partir de plantas ou materiais orgânicos derivados de seres vivos para geração de formas variadas de energia eléctrica.

O evento deverá juntar especialistas nacionais e estrangeiros do sector energético e contará com apoio da Agência Holandesa de Cooperação (NL Agency).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!