Pelo menos 11 pessoas morreram, entre elas uma criança, e dezenas ficaram feridas, essta Sexta-feira (15), quando explodiu parte dos fogos de artifícios que um grupo de peregrinos levava numa camionete na qual viajavam na zona central do país.
A explosão aconteceu quando um foguete aceso caiu sobre o carregamento que seria usado para a festa religiosa à qual os peregrinos se dirigiam e pode ter sido lançado por acidente de outro veículo ou por um dos participantes que acompanhavam os fiéis, disse o chefe da Defesa Civil de Tlaxcala, José Mateo Morales.
As primeiras versões indicavam que 70 pessoas haviam ficado feridas, mas horas depois o número foi reduzido para 36 pessoas, afirmou um porta-voz da Defesa Civil de Tlaxcala, que disse que entre os mortos havia uma criança.
Oito homens e duas mulheres também morrerem. “Eles iam festejar o santo patrono (da cidade). Sim, havia várias crianças… não sabemos neste momento quantas”, disse um porta-voz do município de Nativitas, onde está o povoado de Jesús Tepactepec, onde aconteceu o acidente, entre os Estados de Tlaxcala e Puebla.
Uma testemunha da Reuters afirmou que os soldados do Exército chegaram ao lugar e isolaram a área da explosão, que também danificou pelo menos dois veículos.