Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exploração do ferro descoberto em Lalaua arranca em 2012

A exploração do ferro recentemente descoberto no distrito de Lalaua, na província nortenha de Nampula, deverá arrancar em 2012, por uma firma indiana denominada Damodar – Índia, que acaba de ser licenciada pelo Governo para produção do recurso.

Trabalhos de pesquisa e prospecção do mineral visando o apuramento do potencial do jazigo foram, entretanto, já concluídos, apurou o Correio da manhã esta segunda-feira junto de Obete Matine, director nacional adjunto de Minas, salientando que a produção de ferro em Lalaua irá marcar “a entrada de Moçambique no grupo de países produtores de ferro”.

Matine não avançou o montante a ser investido no projecto, indicando apenas que o produto tem mercado garantido na Índia para as indústrias metalúrgica e siderúrgica locais.

Para facilitar o escoamento do recurso já foram concluídas obras de construção de uma rodovia ligando os distritos de Lalaua e Ribáuè ao porto de Nacala, para a partir daí o ferro de Lalaua ser exportado para a Índia e outros mercados externos.

Entretanto, Baobab Resources, uma companhia mineira da Austrália, está a desenvolver um estudo de viabilidade económica e valor comercial do ferro descoberto em Tete, segundo igualmente Matine, apontando que os resultados da pesquisa deverão ser conhecidos até 2012.

Matine falava esta segundafeira, em Maputo, à margem das conversações entre a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, e o ministro de Carvão da Índia, Sriprakash Jaiswal, cuja visita a Moçambique, de dois dias, termina hoje, terça-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!