Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exige-se melhorias no ordenamento urbano

Os Partidos Políticos da oposição em Nampula apelam ao governo provincial para desenvolver acções concretas no sentido de travar a ocupação desordenada dos solos para fins de edificação de infra-estruturas de habitação e económicas fenómeno candente que se assiste nos últimos tempos sobretudo nos grandes centros urbanos e vilas.

Avançam ainda que muitas dessas obras autorizadas pelas instituições governamentais e municipais ocorrem em zonas de elevado risco a calamidades com enfoque para erosão originada pelas aguas pluviais que não encontram formas de livre circulação para o seu escoamento devido as referidas obras . Este apelo foi feito semana passada no seguimento de um encontro promovido na cidade de Nampula pelo governo provincial com os partidos políticos representados nesta parcela do país o qual visava fundamentalmente colher suas sensibilidades em relação aquilo que deve ser a governação nos próximos tempos por parte do executivo de Felismino Tocoli.

Consideraram que o governo não deve continuar a gastar dinheiro resultante da contribuição dos cidadãos para socorrer famílias que optaram em transormar suas habitações para fins comerciais em locais considerados de risco, apelando a valorização do dinheiro dos impostos e outras obrigações fiscais que os moçambicanos têm por obrigação de pagar. No encontro, em que estiveram presentes os dirigentes ao nível provincial dos Partidos para Paz Democracia (PDD), Liberal de Moçambique (PALMO) Movimento Democrático de Moçambique (MDM), PLD, foi levantada a questão da necessidade da expansão e melhoramento do fornecimento de agua, principalmente nas grandes cidades como Nampula, Nacala-Porto e Angoche visando a elevação dos níveis de qualidade de vida das populações .

Ainda no referido encontro, os políticos demonstraram vontade de colaborar com o governo na implementação do seu programa de desenvolvimento sócio-económico da província, embora tenham mostrado algum desagrado face à falta de confiança neles em razão da cor politica que optaram. Respondendo aos apelos deixados no encontro, Felismino Tocoli, governador de Nampula, garantiu que encontros daquela natureza serão frequentes, acrescentando que ao nível dos distritos, existem orientações no sentido de se realizarem como forma de aproximação entre todos os moçambicanos com vista a encontrar soluções adequadas para os problemas que os apoquentam.

Em relação às construções de imóveis nas zonas de risco e do incremento dos níveis de abastecimento de água na província, potenciando os centros populacionais, o governante assegurou que serão tomadas medidas por forma a ultrapassar o fenómeno. Elucidou que um projecto financiado pelo governo norteamericano avaliado em mais de 500 milhões de dólares, denominado MCA, prevê a reabilitação e expansão dos sistemas de abastecimento de água e barragens das principais cidades da província de Nampula.

A dado passo da sua dissertação, apelou aos representantes dos partidos políticos no sentido de se juntarem aos esforços empreendidos pelo governo para combater a desinformação, boato e criminalidade, factores negativos que influenciam negativamente na atracção do investimento para o fortalecimento da economia local através do desenvolvimento de projectos em várias frentes.

Felismino Tocoli disse no acto da sua tomada de posse, há dias, que alguns factores tiveram influencia directa no insucesso que o seu executivo teve visando elevar para níveis superiores a qualidade de vida das populações, nomeadamente as queimadas descontroladas, criminalidade, boato e desinformação levada a cabo em forma de campanha, sobretudo quando se trata de sensibilização para prevenção de doenças endémicas como a cólera e malária.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!