Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exames extraordinários envolvem mais de 1.600 alunos em Nampula

Os exames extraordinários, que se realizam de 25 a 29 do mês de Julho, em curso, têm já inscritos um total de 45.344 candidatos, a nível nacional, segundo fonte oficial do Ministério da Educação.

Ao nível da província de Nampula, 1.649 candidatos vão prestar provas para as 10ª e 12ª sendo 1.506 inscritos para esta última. As autoridades de Educação afirmam ter criado, para o efeito, nove centros, três dos quais instalados nas Escolas Secundárias de Muatala, Nampula e 12 de Outubro, equitativamente.

No processo também serão abrangidos alguns distritos, nomeadamente Angoche, Mogovolas, Eráti, Ribáuè, Nacala-Porto e Nampula-Rapale.

Segundo Fernão António Cacecasse, chefe do departamento Pedagógico, na direcção provincial de Educação e Cultura, foram igualmente constituídas equipas de técnicos do sector para a supervisão de todo o processo de exames, para além de terem sido instituídas medidas preventivas para fazer face a eventuais fraudes académicas e intromissão de examinandos com certificados falsos.

Assim, os candidatos da 10ª Classe iniciarão com os testes no dia 25, com provas de Português e História, para no dia 26 realizar os de Inglês e Química.

No dia 27 terão lugar os exames de Geografia e Física, devendo no dia 28 efectuar-se um único exame, o de Matemática. E terminarão a sua prestação no dia 29 com os exames de Biologia e Educação Visual.

Já para a 12ª classe, cujos exames também começam a 25 do mês em curso, os candidatos farão, no mesmo dia, provas de Português e Introdução à Filosofia, para no dia seguinte, 26, realizarem os de Inglês e Química.

Para o dia 27 estão agendados os exames de Francês e Física, enquanto no dia imediato serão submetidos às provas de Matemática e História.

Este ciclo de ensino concluirá no dia 29 com a prestação de quatro provas, nomeadamente Geografia, Desenho e Geometria Descritiva e Biologia.

De referir que a realização dos exames extraordinários objectiva estimular o auto-didactismo e proporcionar oportunidades aos cidadãos para a conclusão dos seus níveis académicos.

Candidatam-se a este género de exames, os cidadãos que não estejam matriculados em nenhum estabelecimento de ensino oficial e possuam idade igual ou superior a 15 anos; assim como os que estejam a frequentar escolas públicas ou particulares com paralelismo pedagógico, desde que tenham anulado a matrícula até 22 de Abril de 2011 e que comprovem ter concluído a 7ª classe ou 10ª do Sistema Nacional de Ensino ou equivalente.

Os candidatos da 10ª classe farão o exame através de perguntas abertas, enquanto que os da 12ª classe farão exame com perguntas do sistema de escolha múltipla (perguntas objectivas).

Entretanto, ainda com o mesmo propósito de estimular o auto-didactismo e oferecer oportunidade aos cidadãos para a conclusão dos níveis académicos, decorrem os Exames Extraordinários do Ramo Comercial do Ensino Médio Técnico-Profissional, cujas provas nacionais têm lugar nas instituições que leccionam o nível médio comercial, em chamada única.

Recorde-se que nos dias 12 e 13 do corrente realizaram-se os exames de Matemática do 2º Ano e Português do 3º Ano, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!