Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-Presidente zambiano processado por corrupção reafirma confiança na justiça

O ex-Presidente da Zâmbia, Rupiah Banda, processado por corrupção, reafirmou a sua confiança no sistema judicial do seu país e afirmou que a sua inocência será provavelmente estabelecida.

Banda, Presidente da Zâmbia de 2008 a 2011, declarou que o facto de interpor recurso junto de tribunais é um testemunho da confiança que deposita na capacidade deles para fazer justiça com equidade.

Banda declarou, Terça-feira (28), nas antenas duma rádio que, enquanto cidadão que respeita a lei, deve comparecer diante de tribunais quando isto for exigido dele.

“Tenho confiança, como o declarei no início, na nossa justiça e aceitei apresentar-me nas audiências como qualquer bom cidadão”, afirmou.

Respondendo à questão de saber se tornou numa tendência para qualquer Presidente zambiano sucessor a processar o seu antecessor, Banda afirmou que não esperava estar nesta triste situação.

Sobre a sua próxima visita à África do Sul para participar na mesa redonda presidencial prevista para o início de Junho de 2013, a convite do Centro Universitário Africano Presidencial de Boston, o ex-Presidente zambiano revelou que tem boa esperança de que será autorizado a deixar o país para participar neste evento.

Acusado de corrupção e branqueamento de capitais em 2013, o ex-chefe do Estado, cujo passaporte foi confiscado pelas autoridades, está proibido de se deslocar ao estrangeiro desde que foi posto em causa.

Não foi autorizado a deslocar-se ao Quénia para assistir à cerimónia de empossamento do novo Presidente do país, Uhuru Kenyatta, a 9 de Abril último, nem a participar na comemoração do 50º aniversário da União Africana celebrado a 25 de Maio corrente em Addis Abeba, na Etiópia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!