Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-comandante da forca aérea passa a reserva

O ex-Comandante da Forca Aérea, Major-General José Beca Chágua, passou, na segunda-feira, à reserva, depois de 36 anos ao serviço das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Beca foi Comandante da Força Aérea de Moçambique até 2008, altura em que foi substituído por Raul Dique.

O ex-Comandante da Força Aérea foi incorporado nas Forças Armadas a 29 de Setembro de 1974. Maior parte da história militar de Beca foi vivida na Base Aérea de Mavalane, onde foi comandante entre 1978 e 1985. Beca assumiu a chefia dos Transportes Aéreos, de 1986 a 1987, e da Inspecção da Força Aérea, de 1991 a 1994. No último período de serviço activo nas Forças Armadas, o General Piloto- Aviador Beca presidiu a Comissão Instaladora do Comando de Reservistas.

Para Filipe Nyussi, Ministro da Defesa Nacional, que presidiu a cerimonia, Beca lançou bases para a criação nas Forças Armadas “de um órgão vocacionado na aglutinação, controlo e actualização dos efectivos na situação de reserva”. O Ministro, discursando na ocasião, enalteceu os feitos do General Piloto-Aviador Beca nas Forças Armadas, em particular na Força Aérea. “O encontro do jovem Beca com a instituição que ajudou a erguer partiu da motivação revolucionária contagiada pela determinação dos combatentes do 25 de Setembro.

As vibrações destes patriotas o impeliram a interromper os estudos e abraçar a nobre missão de defesa da Pátria e integridade territorial”, referiu. Nyussi acrescentou que “as suas habilidades natas para o comando tão cedo se revelaram, ao ser destacado Comandante de Pelotão no Batalhão ‘Nova Vida’, função que desempenhou com competência profissional, elevado espírito de missão, lealdade e dedicação. Esses atributos o caracterizaram de forma acrescida no cumprimento de todas as missões para as quais foi chamado”.

Ao longo da sua carreira, Beca também foi instrutor e verificador de pilotos de aviação. Ainda foi seleccionado para um Curso Superior na antiga União Soviética, onde se especializou em Comando Táctico Operativo de Aviação, depois de ter frequentado, no mesmo país, o curso de Pilotagem de Aviões Comerciais. A cerimónia foi marcada pela entrega do farda militar do ex-Comandante ao Ministério da Defesa Nacional.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!