Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comissões organizadoras nacionais da CPLP reunidas em Cabo Verde

Comissões Organizadoras Nacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão reunidas na Cidade da Praia, a capital de Cabo Verde, para, entre outros aspectos, definir parâmetros das Conferências Nacionais Infanto-Juvenis nos países de Língua Portuguesa.

O encontro de Praia, que iniciou no Sábado, dia 30 de Janeiro e termina na Terça-feira, dia 02 de Fevereiro em curso, decorre antes da Confint (Conferencia Internacional Infanto-Juvenil) 2010, a decorrer de 5 a 10 de Junho, em Brasília, Brasil, sob o lema “Vamos Cuidar do Planeta”. A Confint é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil, que reunirá 850 pessoas de cerca de 50 países, sendo 600 adolescentes de 12 a 15 anos, para discutir e propor soluções para as mudanças socioambientais globais.

A reunião de Cabo Verde conta com a presença de mais de 30 pessoas, incluindo pelo menos dois representantes de cada país da CPLP. Fazem parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Segundo o Secretariado Executivo da CPLP, com sede em Lisboa, a capital portuguesa, os mais de 30 participantes no evento de Praia compartilharão as respectivas experiências dos processos nacionais até o momento e prepararão o plano de trabalho para a etapa final do país.

Entre os detalhes que serão definidos nesses quatro dias (30 de Janeiro a 02 de Fevereiro) cruciais para o projecto “estão a discussão sobre a metodologia do evento, incluindo as actividades que serão realizadas, a elaboração do orçamento da conferência e a troca de informações sobre os desafios que cada país tem enfrentado desde a primeira etapa do processo”. No sábado, dia da abertura da reunião, a maioria das 45 escolas secundárias de Cabo Verde reuniu seus alunos para discutir quais são os principais problemas ambientais de cada região e como eles afectam as mudanças climáticas de todo o planeta.

Cabo Verde, onde vivem cerca de meio milhão de pessoas, enfrenta dificuldades como a desertificação e a falta de estrutura para tratamento de resíduos sólidos. Esses são dois dos vários temas que deverão ser citados durante as conferências, adianta o Secretariado da CPLP. O professor David Pascoal, que trabalha na Escola Secundaria Eugénio Tavares, em Brava, já teve a oportunidade de colocar em prática o que viu no seminário de formação de facilitadores em Outubro de 2009: sua escola já realizou a conferência.

“Participaram 75 crianças e 23 adultos”, explicou ele, que aproveitou para dizer que a experiência foi gratificante e o balanço geral “muito positivo”. O ciclo de conferências nas escolas cabo-verdianas encerra no próximo dia 6 de Fevereiro. Uma das escolas a realizar sua conferência nessa data é a EICMEscola Industrial e Comercial do Mindelo. A professora encarregada de organizar a conferência, Zaida Lopes Graça, explicou que “os alunos estão muito motivados e ansiosos para o grande dia”.

Entre 30 de Outubro e 3 de Novembro de 2009 decorreu em Brasília a reunião preparatória de metodologia para a Conferência Internacional, com a participação de representantes de governos, ONGs (Organizações Não- Governamentais) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), assim como da equipe de coordenação da conferência. O objectivo da reunião foi construir a metodologia da Conferência com a troca de experiências e conhecimento entre os participantes.

A nível da CPLP já circula um Boletim Electrónico do Projecto A CPLP NA CONFINT, criado para difundir as novidades relativas à participação das nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa na Conferência Internacional Infanto-Juvenil.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!