Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CAN/2010: Guebuza felicita campeão africano

O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, felicitou na segunda-feira a selecção nacional de futebol do Egipto pela conquista do título de campeão africano, o terceiro consecutivo, no recém terminado Campeonato Africano das Nações, Angola- Orange/2010. Em mensagem endereçada ao seu homólogo egípcio, Hosni Mubarak, a partir da Addis Abeba, Etiópia, onde participa desde Domingo na Sessão Ordinária da Assembleia Geral da União Africana, Guebuza destacou que este efeito vem confirmar a excelente postura que a equipa nacional do Egipto mostrou durante a competição.

Na sua mensagem de saudação, extensiva a todos os desportistas egípcios, o Chefe do Estado moçambicano disse desejar que os sucessos que o Egipto vem alcançando nesta matéria continuem e que atinjam cada vez mais patamares. O Egipto conquistou o CAN 2010 ao derrotar a congénere do Gana (1-0) no jogo da final, tornando-se na primeira selecção a conseguir três títulos consecutivos na história desta prova. Numa outra mensagem, também emitida hoje, a partir da capital etíope, Guebuza saúda o Povo e o governo angolano pela “excelente” organização e realização do CAN.

“Queremos, em especial, felicitar o Povo angolano pelo seu civismo, pela forma massiva e entusiástica como acorreu aos estados e acompanhou os jogos, bem como pela hospitalidade que estendeu às delegações desportivas africanas participantes no campeonato, incluindo a moçambicana”, diz o estadista moçambicano na sua missiva. Na carta, Guebuza felicita, particularmente, o seu homologo angolano, José Eduardo dos Santos, pela criatividade na organização deste evento, bem como pela logística e qualidade das infra-estruturas implantadas, o que, no seu conjunto, concorreu para o sucesso desta grande festa futebolística africana.

“Sob sua esclarecida direcção, o Povo e o Governo angolano souberam colocar-se à altura e superaram os desafios que emergiram da organização e realização de um campeonato desta envergadura”, afirma Guebuza, para quem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e toda a família da União Africana “estão muito orgulhosos pelo vosso desempenho exemplar”.

Nesta prova, a selecção moçambicana esteve integra no Grupo-C, na sua primeira fase, juntamente com o actual campeão, a Nigéria e o Benin, com sede em Benguela. Nos três jogos efectuados, “os Mambas”, nome pelo qual é conhecida a selecção nacional de Moçambique, conquistou um ponto em razão do empate no jogo inaugural frente ao Benin (2-2), e derrotas diante do Egipto (2-0) e Nigéria (3-0).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!