Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-chanceler Abdullah lidera eleições no Afeganistão

O ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah lidera a corrida para tornar-se o próximo presidente do Afeganistão, de acordo com a última contagem oficial de votos divulgada, este domingo (20), mas ele está distante de obter uma maioria absoluta.

A Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão afirmou que os resultados iniciais baseados em quase 50 por cento dos votos das 34 províncias mostraram Abdullah na liderança com 44,4 por cento, seguido por Ashraf Ghani, com 33,2 por cento.

Uma vitória de menos de 50 por cento levaria as eleições para a segunda volta. Zalmay Rassoul, apoiado por dois dos irmãos do presidente Hamid Karzai, está bem atrás, com 10,4 por cento.

Os aliados do Afeganistão consideraram as eleições de 5 de Abril um sucesso devido à elevada taxa de participação e ao fracasso de militantes do Taliban de promover ataques no dia da votação.

Mas, posteriormente, surgiram evidências de fraude generalizada. Para vencer, um candidato deve obter mais de 50 por cento dos votos válidos. Se nenhum deles conseguir, os dois mais votados vão para uma segunda volta. Os resultados finais são esperados para 14 de maio, e uma segunda volta, se for necessário, será realizado no fim de Maio.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!