Derrotada nas duas primeiras jornadas, a Turquia conquistou nesta terça-feira a primeira vitória nesta edição do Campeonato Europeu(Euro) de futebol ao derrotar a República Checa por 2 a 0 no estádio Bollaert-Delelis, em Lens, terminou a primeira fase como terceira colocada do grupo D e manteve chances de se classificar para os oitavos-de-final.
O primeiro golo turco saiu logo aos dez minutos do primeiro tempo, em jogada iniciada por Arda Turan. O médio do Barcelona abriu na direita para Mor, que cruzou por baixo para Yilmaz escorar e fazer 1 a 0.
Os checos estiveram perto do empate pouco depois, aos 17, mas pararam na trave. Sivok aproveitou cobrança de falta da direita e cabeceou para baixo e acertou o poste do guarda-redes Babacan.
A República Checa continuou a criar jogadas de ataque, mas quem voltou a balançar a rede foi a Turquia, aos 20 minutos da etapa final. Turan fez o chuveirinho depois de nova infracção, a defesa cortou apenas parcialmente, e Tufan aumentou a vantagem na sobra.
Após o segundo golo, adeptos da selecção vencedora atiraram sinalizadores e rojões no relvado perto da baliza defendido por Babacan. Alguns jogadores, inclusive Turan, intervieram para que os vândalos se contivessem.
A vitória deixou a Turquia a três pontos, em terceiro lugar no grupo D, atrás de Croácia (7 pontos) e Espanha (6), enquanto a República Checa ficou na última posição, com um, e já está eliminada.
A equipe dirigida por Fatih Terim já tem melhor campanha que a Albânia, terceira no grupo A, e agora torce para não ser ultrapassada pelos terceiros colocados dos grupos E e F, que serão definidos nesta quarta-feira.
A vitória da selecção turca ainda “classificou” a Irlanda do Norte, do grupo C, que já tem assegurada pelo menos a quarta melhor campanha entre os terceiros colocados.