Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de USD 20 milhões dos EUA para produção agrícola em Moçambique

Cerca de 20 milhões de dólares norte-americanos deverão ser canalizados pelos Estados Unidos da América (EUA) para apoiar esforços de Moçambique visando o incremento da produção agrícola e combate à insegurança alimentar no período 2012/2013.

O apoio deverá consistir no fornecimento de sementes melhoradas, fertilizantes, insumos agrícolas e assistência técnica a produtores familiares e do sector privado de várias regiões moçambicanas, segundo Todd Amani, director da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em Moçambique.

A iniciativa destina-se à “maximização da produção agrícola de camponeses e evitar perdas pós-colheitas”, de acordo com aquela fonte, apontando a ligação com potenciais mercados de comercialização como outra das componentes da ajuda que os EUA querem prestar a pequenos operadores do sector privado nacional.

O programa de segurança alimentar e nutricional deverá ser direccionado, particularmente, para as províncias de Cabo Delgado, Zambézia e Nampula, de acordo com informações da USAID, instituição do Governo dos Estados Unidos da América.

Estima-se que o rendimento agrícola resultante daquele programa deverá beneficiar pouco mais de 200 mil agricultores, de acordo com aquele quadro sénior da USAID, acrescentando que o apoio nutricional materno-infantil deverá abranger também cerca de 370 mil crianças daquelas regiões moçambicanas.

Refira-se que Todd Amani deixa em definitivo Moçambique, esta sexta-feira, com destino aos Estados Unidos da América, depois de cinco anos à frente da delegação da USAID no país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!