Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Com descoberta de recursos, Moçambique entra numa posição “privilegiada e de risco”

As recentes descobertas de grandes quantidades de recursos minerais e gás natural colocam Moçambique numa posição “privilegiada e também de risco”, vaticinou Morgens Petersen, embaixador da Dinamarca em Maputo.

Em declarações ao Correio da manhã, Petersen indicou que a descoberta de recursos naturais estratégicos, com maior destaque para o gás natural, vai dinamizar o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique, acrescentando, entretanto, que o impacto positivo na população só se poderá reflectir se a distribuição dos seus rendimentos for equitativa, “evitando assim convulsões sociais”, salientou.

Aquele diplomata defende que o Governo moçambicano deve apostar mais na educação e formação dos seus próprios recursos humanos, “por estes serem sectores estratégicos que proporcionam o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sociedade”.

Dinamarca apoia orçamento

Entretanto, Morgens Petersen avançou que, apesar da crise financeira que abala o seu país e a Europa, a Dinamarca vai continuar a apoiar o Orçamento do Estado (OE) e execução de projectos de desenvolvimento socioeconómico do país, nos próximos anos, indicando os sectores de infra-estruturas e agropecuária como os que deverão beneficiar de mais ajuda daquele país nórdico.

Para o efeito, a Dinamarca projecta aplicar cerca de 90 milhões de dólares norte-americanos até 2016 para o desenvolvimento de projectos agropecuários na província central de Manica e ainda apoiar a produção de soja, milho, feijão, leite e tabaco em diferentes regiões do país.

Aquele diplomata falava esta segunda-feira ao Cm à margem de um encontro entre representantes do Governo moçambicano e da Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia.

O evento insere-se no quadro dos preparativos da participação daquele grupo de países nórdicos na conferência internacional sobre diálogo social a realizar-se, em Maputo, de 23 a 24 de Maio do presente ano de 2012.

O evento é organizado pelo Ministério de Planificação e Desenvolvimento (MPD), em parceria com as embaixadas daqueles países em Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!