O governo dos Estados Unidos da América (EUA) vai oferecer alimentos, orçados em 1.7 milhão de dólares, à população afectada pelas cheias nas cidades do Chókwè e Xai-Xai e no distrito de Guijá, na província de Gaza, Sul de Moçambique.
Os produtos serão distribuídos pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA). Segundo um comunicado de Imprensa enviado ao @Verdade, para além dessa ajuda, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) planeia adoptar medidas de purificação da água de consumo e apoiar na gestão dos campos de acolhimento temporários de modo a garantir a segurança das pessoas deslocadas.No dia 24 de Janeiro deste ano, o Embaixador dos EUA, Douglas Griffiths, disponibilizou, de imediato, um montante inicial para a aquisição de água e produtos de saneamento que já estão a ser distribuídos nos lugares afectados pelas inundações.
Esta medida visa, de acordo com o documento a que nos referimos, promover a higiene e, consequentemente, reduzir o risco de se contrair doenças transmitidas pela água.
Desde o ano de 2000, os EUA providenciaram mais de 230 milhões de dólares em apoio de emergência depois dos desastres naturais em Moçambique. Entre 2007 e 2012, por exemplo, disponibilizaram 38 milhões de dólares aplicados na aquisição de alimentos distribuídos pelo PMA.