Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Areias pesadas de Moma com baixa de produção de 7% em 2012

O projecto das areias pesadas de Moma, na província nortenha de Nampula, viu reduzido em 7%, em 2012, o seu volume de produção de zircão e ilmenite por causa de cortes constantes de energia eléctrica fornecida pela empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) e queda dos preços de zircão em 32% no mercado externo.

Contudo, registou no período em análise um aumento da receita para 234,5 milhões de dólares norte-americanos, contra os 167,5 milhões de dólares norte-americanos registados em 2011 devido, principalmente, ao incremento dos preços de ilmenite em 17% no segundo semestre de 2012, segundo Gareth Clifton, director-residente da Kenmare, proprietária do projecto das areias pesadas de Moma, em Nampula.

Clifton lamentou, entretanto, a demora na conclusão das obras de expansão do projecto, o que lhe obrigou a renegociar os prazos da entrega da obra com as empresas contratadas e chegar a acordo com bancos financiadores para estender o período de amortização da dívida.

Este acordo com bancos prevê ainda a utilização de 40 milhões de dólares norte-americanos da dívida adicional para financiar actividades de expansão do empreendimento que em 31 de Dezembro de 2012 tinha liquidado o valor de 279 milhões de dólares norte-americanos que estava em dívida.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!