Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EUA reafirmam apoio ao combate a SIDA em Moçambique

O Director da Agência norteamericana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em Moçambique, Todd Amani, assegurou na quinta-feira que o seu governo vai continuar a apoiar, como o fez no passado, os programas de luta contra o HIV/ SIDA.

“Não é verdade que o apoio está a diminuir, porque mais pessoas estão a ser beneficiadas, por exemplo no tratamento e na prevenção do HIV/SIDA”, disse Amani, falando na quinta-feira, em Maputo, em conferência de imprensa. Porém, segundo a fonte, “é verdade que precisamos de mais parceiros, mas reiteramos que em Moçambique tudo vai continuar”.

Para aquele alto funcionário do governo norteamericano em Moçambique, a informação avançada por alguns órgãos de informação, citando os Médicos Sem Fronteira (MSF), apontando para a redução de apoios na luta contra o HIV/ SIDA, ‘não tem nada a ver com Moçambique’.

Por outro lado, a Directora do Centro para a Prevenção e Controle de Doenças dos EUA em Moçambique, Lisa Nelson, disse, na mesma conferência de imprensa, que “estamos orgulhosos dos progressos até aqui atingidos na luta contra o HIV/SIDA no pais”. Uma comunicação distribuída a imprensa refere que o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio do SIDA (PEPFAR) é o maior compromisso jamais assumido por um único país, numa iniciativa internacional de saúde.

Desde o seu lançamento, em 2003, o PEPFAR já disponibilizou cerca de 19 biliões de dólares para 50 países em todo o mundo, incluindo 600 milhões de USD para Moçambique. Um estudo do MSF, recentemente publicado, indica que no Congo, Quénia, Lesoto, Malawi, Moçambique, Africa do Sul, Uganda e Zimabwe, os cortes generalizados no financiamento dos programas anti-Sida punham em risco de morte cerca de nove milhões de pessoas por falta de tratamento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!