Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eu aínda sou virgem e minhas amigas já não

Tenho 15 anos, ainda virgem me sinto mal sendo que todas minhas amigas já engravidaram e algumas abortaram. Eu nem sei nada do que elas falam. Será que devo trocar de amigas?

Olá linda! Eu quando tinha a tua idade sentia qualquer coisa como isso, juro.. Hoje em dia, os adolescentes tem muito mais informação e já não existem os mesmos tabus que existiam antes. Ao mesmo tempo, a prática do sexo na adolescência também se torna cada vez mais comum.

Isto, entretanto, não significa que TODOS os adolescentes DEVEM iniciar a sua actividade sexual durante a puberdade. Muito pelo contrário. Na minha opinião, se tu não te sentes preparada para iniciar a tua vida sexual, não deverias faze-lo. Conheço muitos exemplos de raparigas da tua idade que iniciaram a sua vida sexual tão cedo e que sofreram consequências severas nas suas vidas. Muitas vezes os adolescentes quando fazem sexo pela primeira vez, tendem a faze-lo sem utilizar o preservativo.

Assim ao iniciarem relações sexuais nesta idade sem informação e preparação, estão expostos a Infecções de Transmissão Sexual (ITSs), e outras doenças no aparelho genital como os fungos vaginais. Com estas preocupações, muitas raparigas deixam de prestar atenção a escola, porque estão sempre aflitas com aquilo que vem a pingar nas suas calcinhas. A segunda grande consequência é a gravidez na adolescência. Estás mesmo a imaginar-te “mãmã” na tua idade? Eu sou mãe há poucas semanas, e digo, ainda bem que esperei até ser mais velha para ser mãe. Não é fácil.

Eu afirmo categoricamente que tu não és matreca e nem precisas de mudar de amigas. Se gostas das meninas com quem andas não precisas de trocar, tens é que te manter firme nas tuas decisões, mesmo que seja difícil. Mas se achares que elas têm uma influência muito forte sobre ti, também és livre de arranjar outros amigos. Procura informar-te também a saúde sexual e reprodutiva dos jovens num SAAJ/Geração Biz, num UATS ou Cantos de Aconselhamento na tua escola ou no teu bairro.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!