Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estudo revela que as vuvuzelas podem causar danos auditivos

As vuvuzelas, as longas trombetas de plástico que são quase indispensáveis para os torcedores de futebol na África do Sul, podem denificar a audição dos adeptos que assistirem a Copa de 2010, revela um estudo prublicado esta segunda-feira.

Uma série de controles realizados pelos fabricantes de próteses auditivas Phonak chegou à conclusão de que as vuvuzelas emitem um som de 127 decibeusm cifra superior a de um tambor (122 decibeis) e a de uma serra mecânica ou do apito do árbitro (121,8 decibeis). “A exposição prolongada de 85 decibeis pode provocar perda auditiva”, afirma, em um comunicado, a companhia Phonak.

“Quando o som é superior aos 100 decibeis, a perda auditiva pode acontecer em 15 minutos”, afirma ainda. As vuvuzelas fazem parte do equipamento básico de todo torcedor sul-africano, mas os torcedores de outras equipes não são tão entusiasmados com seu uso.

O médio espanhol Xabi Alonso, jogador do Real Madrid, por exemplo, chegou a exigir sua proibição, argumentando que o ruído ensurdecedor das trombetas perturba os jogadores em campo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!