Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estúdio Abbey Road em Londres será tombado pelo patrimônio

O mítico estúdio Abbey Road de Londres famoso por ser o local onde vários álbuns dos Beatles foram gravados, será tombado pelo patrimônio histórico britânico, para garantir sua proteção, anunciou esta quarta-feira o ministério da Cultura, depois de incontáveis protestos provocados por uma possível venda.

A classificação do local, em nível 2, é a segunda categoria patrimonial mais importante da Grã-Bretanha, explicou a ministra da Cultura, Margaret Hodge, destacando o papel desempenhado na música britânica. Na semana passada, circularam informações de que o estúdio teria sido colocado à venda pela proprietária, a gravadora EMI, que mais tarde negou a intenção.

A gravadora havia anunciado, também, que “em meados de 2009, recebemos uma oferta de compra de Abbey Road de mais de 30 milhões de libras (45 milhões de dólares), mas rejeitamos porque acreditamos que Abbey Road deva seguir nas mãos da EMI”, afirmou em comunicado. A EMI comprou o edifício 3 de Abbey Road, na zona noroeste de Londres, por 100.000 libras em 1929.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o estúdio foi usado para a gravação dos discursos de propaganda do governo e da programação da BBC. Os Beatles utilizaram os estúdios de 1962 a 1969, imortalizando a rua na capa do álbum de 1969 “Abbey Road”. Os Fab Four – John Lennon, Ringo Star, Paul McCartney e George Harrissn – aparecem na imagem atravessando a rua.

O Pink Floyd também gravou no local o clássico Dark Side of the Moon. O projeto de venda dos estúdios provocou muitos protestos. McCartney havia manifestado a esperança de uma salvação para o prédio, enquanto a National Trust, associação que administra os edifícios históricos da Grã-Bretanha, anunciou que estudava a possibilidade de adquirir o imóvel.

A gravadora EMI revelou recentemente que precisa de mais de 100 milhões de libras (quase R$ 290 milhões) para honrar um empréstimo bancário com o Citigroup.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!