Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Espanha e Suazilândia querem banana moçambicana

Resultante do melhoramento da qualidade da banana produzida em Moçambique, a Espanha e a Suazilândia acabam de manifestar interesse em passar a importar aquele produto nacional em quantidades ainda por definir, a partir de 2011.

 

 

A exportação da banana moçambicana para aqueles mercados deverá ser assegurada por uma firma nacional de capitais mistos, denominada Frutas do Libombo, também conhecida por Bananalândia, localizada no distrito de Boane, província do Maputo.

Aquela companhia produz em média anual cerca de 12 mil toneladas de banana, 70% das quais são exportadas para a vizinha África do Sul, segundo Ashly Cameron, director de Produção da Bananalândia, realçando que a restante quantidade destinase ao consumo doméstico na região Sul do país.

A exportação daquele produto rende em média anual cerca de 17 milhões de meticais e a entrada da banana moçambicana na Espanha poderá “servir como porta de entrada para a comercialização daquele produto em todo o mercado europeu”, de acordo com a mesma fonte.

Aquele responsável falava semana passada, em Maputo, à margem de uma visita de trabalho efectuada por delegados de 16 países participantes de um seminário sobre implementação dos programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em África.

A visita visava avaliar as potencialidades e o grau de implementação de projectos dos sectores da Agricultura, Pesca, Microfinanças e Estradas financiados pelo FIDA, que acaba de desembolsar cerca de 286,7 milhões de dólares norte-americanos para a viabilização de 10 programas de desenvolvimento rural até 2016, em Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!