Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Espaçonave Rosetta revela que água da Terra não veio de cometas

Os resultados iniciais da espaçonave europeia Rosetta desafiam uma teoria sustentada durante muito tempo segundo a qual os cometas trouxeram água à Terra primitiva, mostrou um estudo divulgado, esta quarta-feira (10).

As análises químicas da água oriunda do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que a Rosetta orbita desde Agosto, revelam que tem três vezes mais deutério – uma variação atómica do hidrogénio comum – do que o hidrogénio em moléculas de água na Terra, disse a cientista Kathrin Altwegg, da Universidade de Berna e parte da missão Rosetta.

A água é composta de dois átomos de hidrogénio ligados por um átomo de oxigénio. Na Terra, três em cada 10 mil moléculas de água têm o deutério, pesado isótopo de hidrogénio.

A menos que o 67P seja muito incomum, Altwegg afirmou que a descoberta elimina os cometas como a fonte de água da Terra e provavelmente dos seus elementos orgânicos também.

Tanto a água quanto os compostos de carbono foram necessários para a vida evoluir. As descobertas fazem dos asteroides as prováveis fontes de água da Terra, embora seja provável que os miniplanetas que bombardearam a Terra jovem tivessem pouca semelhança com os corpos secos e rochosos que circundam o sol para além de Marte actualmente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!