Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Escolas passam a ter protecção policial

Escolas Primárias e Secundárias que funcionam em zonas distantes do centro da cidade de Nampula passam a dispor de protecção policial efectiva, como forma de se reduzirem alguns desmandos e assaltos a estudantes em pleno período de aulas.

A polícia confirma o recrudescimento da criminalidade na província, caracterizada fundamentalmente, por assaltos através de instrumentos contundentes (catanas, facas e chaves de fenda) na via pública ou em residências. Segundo a poíicia, a capital provincial é a que regista maior número de casos de assaltos, seguida de outras cidades e vilas.

O edil da cidade, Castro Namuaca, que, esta terça-feira, escalou os bairros municipais de Muatala e Mutauanha, foi informado de que estudantes do curso nocturno das escolas primárias e secundárias de Teacane e Maparra vêmse muitas vezes obrigados a faltarem às aulas com receio de serem alvos de agressões violentas. Ao que tudo indica e conforme foi referido pelas estruturas politicoadministrativas locais, as acções de patrulhamento desencadeadas pela polícia, em coordenação com os membros dos conselhos comunitários, não estão a produzir os resultados pretendidos, conquanto os agentes da Lei e Ordem reportem amiúde a neutralização de algumas quadrilhas de malfeitores.

Outra questão que preocupa os munícipes de Nampula está relacionada com os sistemáticos roubos de materiais eléctricos e de produtos agrícolas que depois são canalizados para venda pública nos mercados paralelos, ante o olhar impávido de quem de direito. Entretanto, o presidente do Município apelou às estruturas de base para, em coordenação com a população, encontrarem alternativas para solucionarem os problemas que os apoquentam.

Castro Namuaca encontra-se, desde ontem, a efectuar visitas de “verificação” do nível de execução do plano de desenvolvimento da cidade, no quadro de um programa de trabalho que o levará, sucessivamente, aos Postos Administrativos de Muhala, Natikire, Namicopo e Napipine, incluindo o bairro central.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!