Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumenta violência contra criança

As autoridades administrativas de Muecate estão apreensivas em face do agravamento de casos relacionados com ofensas corporais e abusos sexuais contra crianças. Dados estatísticos fornecidos pela Polícia da República de Moçambique naquele ponto da província de Nampula, indicam que dois casos de violação sexual e mais de dez de ofensas corporais foram registados desde o início do ano a esta parte.

Angélica Pedro, comandante distrital da Polícia da República de Moçambique naquela região, precisou que o fenómeno de violação sexual de raparigas menores de idade ainda não tem uma razão fundamentada para a sua ocorrência, admitindomque possa estar relacionado com factores tradicionais que vão, entretanto, merecer um estudo pormenorizado por parte da sua corporação.

Em relação às ofensas corporais contra crianças, aquela oficial da PRM destacou que o facto tem como origem a violência doméstica que, nos tempos actuais, caracteriza a convivência de alguns casais. As crianças acabam por ser vítimas de ofensas corporais de vária ordem e, nalguns casos, até bastante graves sempre que os casais não encontram solução para as suas próprias desavenças. Disse Angélica Pedro, observando que a sua corporação não vai ficar indiferente em relação ao fenómeno.

Com efeito, o Gabinete de Atendimento aos Casos de Violência Contra a Mulher e Criança em Muecate projectou para os próximos dias a realização de campanhas de educação e sensibilização das comunidades no sentido de abandonarem a prática da violência doméstica.

A fonte acrescentou que a violação sexual e as ofensas corporais contra as crianças provocam estigmas no seio das famílias, em particular, e da sociedade em geral. Com vista a assegurar uma educação correcta para as crianças, toda a sociedade é chamada a denunciar os casos relacionados com violência sexual e ofensas corporais contra a criança.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!