Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Escola secundária de Rapale conectada à internet

Uma sala de informática completa, com acesso à internet, acaba de ser posta à disposição dos estudantes da Escola Secundária de Rapale, na província de Nampula, pela companhia de telefonia móvel Moçambique Celular SA (mCel).

De acordo com um comunicado daquela companhia de telefonia móvel, a sala representa um investimento de 1,2 milhão de meticais e o esforço está enquadrado na sua estratégia de responsabilidade social corporativa da empresa.

A entrega daquele equipamento visa assegurar o desenvolvimento educacional, através do acesso às tecnologias de informação e comunicação, por parte dos estudantes daquela escola secundária. Para além dos 13 computadores com acesso à internet, o apoio consistiu ainda em obras de reabilitação e climatização da sala e apetrechamento em mobiliário.

Intervindo na ocasião, o Administrador Delegado da primeira firma moçambicana de telefonia móvel, Mamudo Ibraimo, indicou que “o acto reveste-se de capital importância para a mCel, pois trata-se da materialização de mais um compromisso que abraçámos no âmbito da nossa responsabilidade social corporativa, com vista a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Moçambique”.

“A utilização das tecnologias de informação e comunicação, no sistema educativo, visa um horizonte de actuação dos alunos e dos professores, que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos”, frisou Ibraimo, acrescentando que “elas têm um papel profundo na educação, pois proporcionam a consolidação do conhecimento, através da investigação e permitem ainda uma compreensão profunda do mundo em que vivemos”.

Por seu turno, o governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, elogiou a iniciativa, afirmando que se pretende que as crianças estejam preparadas para o desafio do desenvolvimento, pelo que “o domínio do uso do computador é incontornável”.

“Esta sala de informática vai contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem em Rapale, para além de conectar o distrito com o mundo, através da internet”, frisou o governador.

A mCel já havia colaborado com o Governo Provincial de Nampula no sector da Educação, nomeadamente, na oferta de uma sala de informática e livros didácticos para a Biblioteca Municipal Marcelino dos Santos, a oferta de outras salas de informática a duas escolas secundárias nos bairros de Napipine e Namicopo, dentre outras iniciativas, também inseridas no âmbito da responsabilidade social corporativa da empresa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!