Um petroleiro ficou encalhado durante algumas horas no canal de acesso ao Porto da Beira, último sábado, 12 de Março de 2011. Uma fonte da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – CFM, na Beira, disse ao nosso jornal que o incidente foi provocado por erro do piloto que levou o navio para além dos limites do canal. A fonte lamentou que tal tenha ocorrido numa altura em que o canal de acesso ao Porto da Beira está a beneficiar de trabalhos de dragagem de grande envergadura.
São no total 43 milhões de euros que foram disponibilizados para custear a dragagem em curso, a cargo da empreiteira holandesa Van Oord. A dragagem em curso que vai permitir o Porto da Beira receber navios de grande calado, já cumpriu mais de metade do previsto.
Na sequência dos trabalhos em curso a largura do canal já deve rondar entre 130 e 200 metros, com uma profundidade de 9 a 12 metros. “Não se explica nas condições actuais navios continuarem a encalhar no Porto da Beira. Isso pode por em causa a imagem do porto e da empresa que está a realizar a dragagem” – afirmou a nossa fonte, para quem a culpa só pode ter sido do piloto indicado para levar o navio ao cais.
Os navios quando chegam a barra o comando passa para pilotos dos CFM que tem a responsabilidade de levar as embarcações até a tracagem no cais. O mesmo sucede no processo de retirada. A nossa fonte indicou que o piloto que encalhou o navio no sábado não está dotado de experiência suficiente para dirigir sozinho, até porque segundo nos disse a embarcação nem era tão grande.
Consta que o piloto em causa era a terceira vez que dirigia navio sozinho, gozando da confiança do chefe dos pilotos, identificado por capitão Manico. O referido chefe dos pilotos foi que mais tarde foi assumir o comando do navio, tendo conseguido remover e conduzido a embarcação até ao cais.