Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Erosão preocupa população de Nampula

A população dos bairros de Muatala, Mutauanha, Namutequeliua, Namicopo e Muhala na cidade de Nampula, Norte de Moçambique, está preocupada com a erosão que já se repercute na degradação ambiental. Algumas vias de acesso estão a ficar, paulatinamente, intransitáveis. Outras constituem perigo para os transeuntes.

A título de exemplo, no bairro de Muatala a população que reside nas bermas dos rios vive momentos de insegurança devido à crescente erosão dos solos por causa da exploração desenfreada da areia para obras de construção.

No bairro de Napipine o cenário é idêntico ao de Muatala. As famílias sobrevivem da venda de areia, o que deita abaixo todo o esforço levado a cabo pelas autoridades municipais no sentido de combater o fenómeno erosivo.

Moisés Amade, secretário do quarteirão 04, na Unidade Comunal 25 de Junho, no bairro de Mutauanha, arredores da cidade de Nampula, queixou-se do mesmo problema na área sob sua jurisdição. Disse que no seu bairro são as empresas de construção civil e de estrada que fomentam a erosão.

A mesma fonte frisou que as mencionadas empresas retiram a areia e não repõem os solos criando, desta feita, crateras que já ameaçam fazer desabar certas casas, sobretudo as de construção precária.

António Mário, residente no bairro de Mutauanhana, Unidade Comunal Piloto, outro bairro com sérios problemas de erosão, afirmou que esta situação é provocada pelo Homem através das suas acções de escavação desregrada da areia.

A outra preocupação da população daqueles bairros é o lixo que depositada em locais inapropriados, o que periga a saúde pública.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!