Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empreiteiro abandona trabalhadores sem salários há três meses em Nampula

Mais de 34 trabalhadores da empreitada Omar Satar, afectos às obras de reabilitação do troço Nampula-Rapale/Mecuburi, estão, há três meses, sem salários porque o proprietário da empresa abandonou-lhes.

Desde o mês de Outubro que eles trabalharam sozinhos enquanto o “patrão” encontrava-se na cidade de Maputo, tendo deixado a gestão das referidas obras a cargo da sua mãe.

Volvido algum tempo, as autoridades governamentais, através da Direcção Provincial das Obras Públicas e Habitação, rescindiram o contracto com o empreiteiro devido à má qualidade do trabalho e falta de condições laborais, tais como equipamento de segurança para os trabalhadores.

Na sequência, os mais de 34 trabalhadores ficaram a exigir o pagamento dos seus ordenados referentes ao período em alusão. Foram prometidos que 31 de Dezembro passado seria a data para resolver o problema mas até este momento nem água vem, nem água vai.

Tentaram, sem sucesso, apresentar a questão ao sector das Obras Públicas ao nível do distrito de Mecuburi. Foram encaminhados à Direcção Provincial das Obras Públicas e Habitação, onde a resposta obtidida é de que deviam cobrar os valores na mãe do proprietário da empreitada.

“Quando fomos, no primeiro dia, falar com a mãe do patrão ela chamou alguns agentes da Polícia para nos intimidar e expulsar dentro do seu quintal. Alegou que pretendíamos agredi-la fisicamente”, revelou Castro Almeida Beira, representante do grupo dos trabalhadores que falou à nossa reportagem.

A fonte disse que caso o problema não seja resolvido até esta sexta-feira (11), o estaleiro da empresa deverá encerrar e, por conseguinte, todas as actividades ficarão paralisadas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!