Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eráti vai ter energia eléctrica este ano

O distrito de Eráti, na província de Nampula, vai, ainda este ano, beneficiar de energia eléctrica através da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

 

Informações em nosso poder, foi lançado em concurso público para o apuramento de mais uma empresa para assegurar a celeridade dos trabalhos do processo de expansão da rede ao distrito de Eráti, a partir da derivação da subestação de Chiure na província de Cabo Delgado. O abastecimento de energia eléctrica ao distrito de Eráti registou algum atraso, em consequência da morosidade dos trabalhos executados pela primeira empreiteira.

Felismino Tocoli, governador da província de Nampula, assegurou, na sua recente visita efectuada ao distrito de Eráti, que estão já disponíveis fundos necessários para custear todo o projecto, prevendo-se que a sua conclusão se verifique dentro dos próximos dois meses. Presentemente, está em processo de instalação dos respectivos postes de transformação de energia eléctrica.

Tocoli referiu, ainda, que, para além do fornecimento de energia, o governo está a envidar esforços no sentido de garantir a sua expansão aos postos administrativos e localidades, sobretudo em Alua, onde se encontram instaladas várias infra-estruturas sócioeconómicas. Neste momento, o fornecimento de energia eléctrica à vila sede do distrito é efectuado através de um gerador, cuja capacidade não consegue abranger toda população daquele ponto da província.

Entretanto, a grande unidade de descaroçamento de algodão, que emprega grande parte de mão de obra do distrito, funciona por meios alternativos da própria empresa. Enquanto as unidades sanitárias utilizam sistemas de painéis solares.

O governante nampulense avançou, contudo, que o problema de abastecimento de energia eléctrica ao distrito, sobretudo aos Postos Administrativos, poderá vir a ser minimizado com a construção de uma barragem sobre o rio Lúrio, cujo propjecto se encontra, presentemente, em fase de estudos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!